Vereador Professor Juari media reunião entre SEMED e representantes dos Assistentes Educacionais Inclusivos (AEIs)
Nesta semana, com objetivo de apresentar demandas e buscar soluções para valorização dos Assistentes Educacionais Inclusivos (AEIs), o Vereador Professor Juari presidiu reunião da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal com representantes da categoria e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Trata-se da continuidade dos encaminhamentos produzidos na audiência pública da Comissão de Educação e Desporto, realizada no dia 18 de maio deste ano, quando profissionais que atuam como AEIs no município tiveram oportunidade de expor a realidade de sua rotina de trabalho diária.
O presidente da Comissão, Professor Juari, atuou como mediador do encontro entre representantes da categoria e gestores da SEMED, que contou também com a presença da Secretária Municipal de Educação, Alelis Gomes, e do Secretário-Adjunto de Educação, Waldir Leonel. Na ocasião, as representantes das assistentes educacionais relataram situações que encontravam dentro do ambiente escolar: “Muitas de nós lidam com estudantes com autismo severo, que demandam mais cuidado. Acontece que sequer temos tempo para realizar nosso planejamento, pois, quando um funcionário falta, somos remanejadas para cobrir a ausência. Além disso, constantemente temos que tirar dinheiro do bolso para comprar materiais que usamos na escola. Também merecemos uma remuneração melhor. Para isso, precisamos primeiramente sermos classificadas como professoras, e não profissionais de nível médio”, afirma uma assistente que não quis se identificar.
Por outro lado, a Secretária de Educação pontua que, ao se inscreverem no processo seletivo, todas tiveram acesso ao edital e tomaram conhecimento da forma de contratação e da remuneração, não sendo possível realizar alterações. Também afirma que vai apurar os fatos narrados pelas profissionais: “A SEMED está aberta para receber a todos. É importante ressaltar que se estiver ocorrendo algo indevido nas escolas, precisam vir e reportar para que possamos averiguar e dar os direcionamentos cabíveis”, afirma professora Alelis.
Ao final da reunião, os próximos passos estabelecidos serão a criação de uma comissão dos Assistentes Educacionais Inclusivos (AEIs) com três representantes; a visita dos gestores da SEMED às escolas, para verificar as condições de trabalho das profissionais, assim como eventuais casos de desvio de função. Além disso, a pasta da Educação verificará possíveis irregularidades nos lançamentos de cargos e remunerações cadastradas no sistema eSocial, conforme apontado pelas profissionais. Também, será verificada possibilidade de reunião com a Prefeita, as representantes das AEIs, a Comissão de Educação e Desporto daCâmara Municipal e a SEMED, com finalidade de buscar uma solução para as demandas da categoria.
Vereador Professor Juari comemora a realização da reunião: “Este é um momento fundamental para a valorização dos nossos profissionais da Educação. Primeiramente, quero agradecer à Secretária Alelis e ao Secretário-Adjunto Leonel, por estarem presentes neste encontro. Somente por meio do diálogo é que conseguiremos alcançar essas conquistas para a categoria. Quero ser um instrumento para construir pontes entre os servidores públicos e a Administração Pública. E podem contar com meu apoio para representar as demandas de todos os cidadãos”. No entanto, o parlamentar reconhece a importância de valorizar todas as categorias, visando à boa prestação do serviço público no âmbito da Educação de Campo Grande: “Defendo também os Auxiliares Educacionais Especializados (APEs), mas como existe a categoria dos AEIs desempenhando suas atividades até este momento, então que melhorem as condições de trabalho e salário desses profissionais”.
Participaram da reunião o Vereador Professor Juari, os membros da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal, Vereador Ronilço Guerreiro, Vereador Valdir Gomes, e, representando o Vereador Professor Riverton, a advogada Fabiana Panziera. Da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, a Secretária Alelis Gomes, o Secretário-Adjunto Waldir Leonel, assim como as gestoras Bete e Marluce. As Assistentes Educacionais elegeram como representantes as profissionais Eva, Luciana e Nilza.