PF prende em SP juiz federal por venda de sentenças em precatórios milionários
O juiz federal Leonardo Safi de Melo, atualmente responsável por processo na 21ª Vara Federal Cível de São Paulo, foi preso na manhã desta terça-feira como parte de investigações de um esquema de corrupção. Leonardo Safi atuou na Justiça federal em Marília, como substituto, no final da década de 90.
O caso tramita em segredo de justiça mas segundo informações do site Consultor Jurídico, o inquérito apura liberação de pagamentos judiciais com pedido de vantagens.
A Polícia Federal aponta uma organização que procurava partes de processos com direitos em ações milionárias para pedir vantagens e acelerar liberação de pagamento de precatórios.
Em um dos casos, teria sido liberado um pagamento de R$ 700 milhões. O repasse para a organização seria de 1% – R$ 7 milhões neste processo.
Além do juiz, foram presos na operação o advogado Paulo Rangel do Nascimento, especialista em Direito Público e juiz de Direito aposentado; uma advogada – que está grávida – e um diretor de cartório.
A operação mobilizou 60 policiais federais, 20 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e outros cinco de prisão temporária. O TRF da 3º Região ainda ordenou o sequestro de bens dos envolvidos