De autoria de João Rocha, projetos de combate ao machismo e de formação ética na educação agora são leis.
Dois projetos de autoria do vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, voltados para a educação de base viraram leis.
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n. 9.391/19, que estabelece diretrizes para ações voltadas ao combate ao machismo e à promoção da valorização da mulher nas escolas municipais de Campo Grande.
A proposta foi assinada, também, pelo vereador João César Mattogrosso e prevê a promoção de campanhas educativas com o objetivo de combater a prática do machismo nas escolas, bem como outros atos de agressão, discriminação, intimidação, bullying e violência contra mulheres e meninas.
“O projeto pretende erradicar comportamentos machistas e discriminatórios em relação às mulheres. Muitos jovens crescem vendo seus pais e familiares impondo práticas machistas e acabam tendo uma visão distorcida dessas condutas. Com isso, é necessário que sejam realizadas ações para a promoção da valorização das mulheres, principalmente nas escolas municipais, pois esses princípios devem ser ensinados desde cedo às crianças”, disse Rocha.
E também foi aprovado o Projeto de Lei n. 9.420/19, com duas emendas, que institui o Projeto Educacional “Saber Direito” na escola, de formação humanitária, ética e cidadã dos alunos da Rede Municipal de Ensino da Capital.
Na prática, a proposta prevê noções de direito e deveres para os alunos da rede de educação básica em aulas periódicas, aulas e palestras sobre direitos humanos e civilidade, debates, leituras e outras atividades que forem importantes para o desenvolvimento.
“Em curto, médio e longo prazo os efeitos de uma educação emancipatória, certamente, contribuirão para a vida em sociedade e para o desenvolvimento da nossa cidade e do País. As crianças e jovens conscientes, com uma formação ética e com noções reais da vida em sociedade, estarão mais preparados para o convívio social em benefício de toda a comunidade”, justificou o parlamentar.