Candidato denunciado por crime sexual é apoiado por petista denunciado por agressão, uso político da máquina e condenado por improbidade administrativa
Uma união improvável entre um ex-direita e um petista histórico pode abalar a política sul-mato-grossense. Denúncias anônimas recebidas por este veículo aponta uma relação entre o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (ex-PMDB, PSD e hoje no PV) e Washignton Quaquá (PT), ex-prefeito de Maricá (RJ).
Washington Quaquá (PT) foi alvo de diferentes acusações e processos ao longo de sua trajetória política, incluindo investigações por improbidade administrativa, acusações de abuso de poder político e eleitoral, denúncias do Ministério Público Federal ligadas a decisões administrativas na gestão do aeródromo de Maricá em 2013 (com condenação mantida pelo STJ em 2025), além de atritos internos e procedimentos de apuração no Partido dos Trabalhadores por divergências de posicionamento político
De acordo com a denúncia, o petista carioca conhecido como uma das principais lideranças do partido de Lula, também acumula uma série de registros na justiça ao longo de sua trajetória política incluindo um inquérito no STF aberto pelo ministro Cristiano Zanin por agressão física contra um parlamentar, denúncias do Ministério Público Federal ligadas a falhas em aeródromo em 2013, além de menções recentes em apurações sobre fundos públicos municipais e denúncias administrativas em seu curral eleitoral no interior do Rio de Janeiro.
Principais Acusações e Condenações de QUAQUÁ:
Perigo a aeronaves: O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve uma condenação de três anos de prisão contra Quaquá por fechar a pista do aeródromo de Maricá em 2013, o que colocou aeronaves em risco.
Improbidade administrativa: Foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por usar verba pública para promoção pessoal em revistas e cartilhas informativas da prefeitura.
Agressão física: Enfrentou processos no Conselho de Ética da Câmara e na Procuradoria-Geral da República após agredir um deputado com um tapa e proferir ofensas a parlamentares em 2023.
Uso político da máquina: Acusado por opositores de usar a estrutura da administração pública para influenciar disputas e votações internas no partido.
Já Trad ganhou as manchetes nacionais em 2022, quando disputou o governo do Estado e ficou atrás de todos seus concorrentes, foi investigado e denunciado por uma série de denúncias de assédio e outros crimes sexuais.
Segundo fontes, a denúncia atual aponta que o petista teria dado “dois milhões de motivos” para que o novo amigo pantaneiro pudesse sorrir nas atuais eleições, quando o ex-prefeito de Campo Grande volta às urnas (de onde quase nunca sai), para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A reportagem entrou em contato com o político de Campo Grande, mas não obteve resposta.
Veja mais:
