URGENTE: Operação da PF investiga corrupção dentro de unidades prisionais
Treze pessoas foram presas durante a operação “Alegria” da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (8). Ao todo, são 29 mandados de prisão preventiva e 45 mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte e mais 14 municípios mineiros, todos expedidos pela Vara de Inquéritos de Contagem.
De acordo com as investigações, uma organização criminosa comandada por servidores públicos e advogados negociava vendas de vagas em unidades prisionais e pavilhões, além da facilitar a entrada de objetos não permitidos e outras práticas ilícitas.
Ainda de acordo com as investigações coordenadas pela Ficco, que é composta pelas polícias Civil e Penal de Minas Gerais e Departamento Penal Federal, presos de alta periculosidade eram transferidos indevidamente de unidades, mediante pagamento dividido entre os líderes da organização criminosa, além de serem colocados em alas ou pavilhões com benefícios, como trabalho, a que não teriam direito pelas normas da execução penal