Covidao: PF realiza operação sobre fraude em compra de testes rápidos em 9 Estados
A Polícia Federal (PF) cumpre 81 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (2) para investigar desvios na compra de testes de Covid-19.
A ação acontece no DF e pelo menos mais oito estados, sendo eles Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. São investigados os crimes de fraude em licitação, crime contra a ordem econômica e corrupção ativa e passiva.
No DF, a PF cumpre 22 mandados de busca a apreensão em 3 empresas e 9 endereços residenciais e o principal alvo é a própria Secretaria de Saúde e o Lacen (Laboratório Central). Em nota, a Secretaria afirmou que testes foram aprovados e testados pela Anvisa.
“A Secretaria de Saúde informa que todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, têm o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão Federal”, diz nota na íntegra.
As suspeitas são de superfaturamento na compra de testes rápidos e de conluio entre empresas privadas e servidores públicos.
R7